Saiba mais sobre o que é maquiagem sustentável
Maquiagem vegana, orgânica, natural, cruelty free. São tantos os termos que envolvem os produtos chamados green que as consumidoras podem ficar confusas. Maquiagem sustentável, porém, não é sinônimo de maquiagem orgânica ou natural.
Existem diferenças básicas entre esses tipos de produtos. Todos colaboram para o crescimento do consumo consciente e para a ascensão da indústria verde. Mas, na hora de comprar, procure ficar atenta aos diferenciais das marcas para não errar.
Para que você não confunda os termos, vamos esclarecer neste artigo o que é, de fato, a maquiagem sustentável. Confira!
A maquiagem sustentável colabora para preservar o meio ambiente
Ver essa foto no Instagram
As linhas da chamada maquiagem sustentável, uma nova categoria de produtos de maquiagem, devem colaborar com a preservação do meio ambiente. Ou seja, além de deixarem você mais bonita, as marcas devem, de alguma forma, promover ações que favoreçam a natureza através de seus produtos. Um exemplo de cosméticos sustentáveis é a marca Anne Louise, que usa embalagens totalmente recicladas.
O material com o qual são feitas as caixinhas de batons e lip tints, além de serem de origem reciclada, viram flores por meio do papel-semente. Isso quer dizer que o benefício para o meio ambiente é duplo. Pois, os produtos da Anne Louise não contribuem para gerar mais lixo e fazem com que outras espécies sejam plantadas no mundo.
A maquiagem sustentável confiável é certificada, como os produtos Anne Louise
Ver essa foto no Instagram
Na hora de optar por produtos de maquiagem sustentável, dê preferência aqueles que contam com algum tipo de certificado ou selo. Tais certificações comprovam a atuação positiva da empresa em relação ao meio ambiente. A marca Anne Louise de maquiagem sustentável, por exemplo, é certificada pelo Selo Eureciclo. Trata-se de uma garantia que 100% das embalagens utilizadas para a fabricação e o transporte dos produtos sejam recicladas através da compensação ambiental.
A maquiagem sustentável engloba os produtos e as embalagens
Ver essa foto no Instagram
Muitos produtos de maquiagem apresentados como sustentáveis podem não englobar o cuidado com o meio ambiente. Os itens podem ser feitos com materiais naturais ou não serem testados em animais, ou seja, cruelty free. Mas para que a maquiagem seja realmente sustentável, a preocupação ambiental deve incluir o tipo de material com o qual são produzidas as embalagens.
A indústria cosmética não sustentável colabora de maneira considerável com as toneladas de lixo que o meio ambiente demora séculos para desintegrar. Por isso, as marcas realmente sustentáveis devem realizar compensação ambiental, produzindo embalagens feitas com material reciclável, como a Anne Louise. Nossa marca, além de ser totalmente livre de crueldade animal, trabalha com embalagens recicladas, feitas com papel-semente.
A compensação ambiental consiste em compensar os efeitos gerados pelos produtos de maquiagem ao meio ambiente através da reciclagem dos materiais. Eles podem ser: papel, papelão, plástico, metal ou vidro, entre outros.
Agora você já entendeu o que é a chamada maquiagem sustentável. Por isso, pode escolher os produtos que realmente colaboram com o meio ambiente, como os cosméticos da Anne Louise Maquiagem Sustentável. Na hora da dúvida, procure sempre por selos ou certificados que comprovem a efetiva ação sustentável da marca.
Esse artigo ajudou você a reconhecer e a escolher produtos de maquiagem sustentável? Então compartilhe em suas redes sociais!