4 itens de decoração sustentável para a sua casa

4 itens de decoração sustentável para a sua casa

Sabemos que você que está por aqui, além de amar maquiagem, moda e tendências também quer saber mais sobre como incorporar outras ideias sustentáveis na sua vida, não é mesmo? Portanto, trouxemos hoje este tema muito especial sobre decoração. Vamos lá?

A ideia por trás de uma decoração sustentável é criar um ambiente agradável gerando o menor impacto possível para a natureza. Por isso, ela é baseada em três princípios: reduzir, reutilizar e reciclar. 

É claro que a sustentabilidade faz parte de um estilo de vida. Contudo, se você começou a se conectar com a ideia agora, já está no caminho certo. E para incentivá-la a levar esse conceito para a sua casa, separamos 4 dicas muito interessantes para decorar ambientes de maneira sustentável. Vem com a gente!

1. Use a criatividade e coloque a mão na massa

Fazer as coisas com as próprias mãos, é uma das características mais divertidas da decoração sustentável. Afinal, ao investir tempo e esforço em um projeto desse tipo, você deixa sua casa mais acolhedora e com a sua cara

Vale a pena pegar dicas e inspirações na internet. Latas vazias viram lindos cachepots, garrafas vazias podem ser usadas como vasos para flores e potes de vidro podem se tornar lindos suportes para velas. As possibilidades são ilimitadas. Divirta-se experimentando!

2. Compre de maneira consciente para uma decoração sustentável

Comprar um item novo para a sua casa costuma ser uma delícia, e você não precisa se privar disso. Nesse caso, antes de comprar, é importante observar a procedência do produto, assim como os materiais com que são confeccionados. 

Algumas peças são baratas por serem importadas da China ou confeccionadas com processos menos sustentáveis. Portanto, procure dar preferência a fornecedores menores, que trabalhem de maneira mais artesanal. Existem muitos itens produzidos com material reciclado e marcas que têm um cuidado especial tanto na fabricação dos produtos quanto das embalagens. Invista nelas e tenha peças únicas e cheias de amor na sua casa.

3. Elimine os excessos da sua vida 

A sustentabilidade também está relacionada a viver com o mínimo possível. O excesso de produtos e acessórios gera mais lixo e estimula a produção desenfreada de itens de consumo. Além disso, o desperdício de água e energia elétrica também geram muitos danos ao planeta. 

Por isso, aposte na tecnologia para auxiliar você. Sistemas de coleta de água da chuva, sensores de movimento para apagar as luzes e placas de energia solar são ótimas soluções. 

Mas não precisa investir em nada caro logo de cara, comece tirando as peças de roupas que você não usa mais, utensílios domésticos que só enchem a gaveta, afinal, menos é mais. Além disso, a decoração com flores naturais irá encher de vida aquele ambiente que antes estava cheio de coisas não usadas.

4. Aposte no vintage para decorar a sua casa 

Outra dica muito legal para uma decoração sustentável é apostar em peças vintage. Elas podem ser herdadas de parentes e amigos ou adquiridas em brechós. Hoje em dia, existem lojas físicas e presenciais com ótimos serviços de curadoria para que você não precise perder tempo garimpando, embora fazer isso possa ser bem prazeroso. 

Os antiquários também são ótimos locais para encontrar móveis antigos. E você ainda pode fazer uma reforma neles para deixá-los com um aspecto mais moderno. Além disso, ninguém vai ter uma peça igual à sua. 

A decoração sustentável demonstra que você se preocupa com o bem-estar do planeta e busca um estilo de vida mais consciente e sem excessos. Por isso, tenha sempre em mente os princípios da sustentabilidade e pense bem ao fazer suas escolhas. O planeta agradece e a sua casa vai ficar um charme, cheia de histórias para contar e de um jeitinho único, todo seu.

Gostou das dicas para deixar sua casa mais sustentável? Então aproveite que está estudando o assunto e veja também 4 dicas para descartar embalagens vazias de maquiagem corretamente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *